Aprender, estudar, construir o conhecimento exige esforço, dedicação, trabalho. O conquistar algo pelo esforço próprio, trabalho e dedicação também é prazeroso! A nossa tarefa, como pais e professores, é dar significado para a criança, tornando prazeroso o que é visto como desprazer”.

(Prof. Samuel R. Lago)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Um dos melhores comerciais do mundo

O que é Deficiência Visual (DV)?


Breve conceito...

Definição

O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.
A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da resposta visual (cegueira).
Segundo a OMS (Bangkok, 1992), o indivíduo com baixa visão ou visão subnormal é aquele que apresenta diminuição das suas respostas visuais, mesmo após tratamento e/ ou correção óptica convencional, e uma acuidade visual menor que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual menor que 10 graus do seu ponto de fixação, mas que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ ou execução de uma tarefa.

Os estudos desenvolvidos por BARRAGA (1976), distinguem 3 tipos de deficiência visual:
CEGOS: têm somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão e precisam aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão.
Portadores de VISÃO PARCIAL: têm limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros ou no máximo a meio metro de distância.
Portadores de VISÃO REDUZIDA: são considerados com visão indivíduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilização de lentes.
Causas
As principais causas da cegueira e das outras deficiências visuais têm se relacionado a amplas categorias:
· Doenças infecciosas;
· Acidentes;
· Ferimentos;
· Envenenamentos;
· Tumores;
· Doenças gerais e influências pré-natais e hereditariedade.

O que é BRAILLE?

Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille.
O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um pouquinho de mim...




Bom... já que começei a escrever sobre Deficiência Visual (DV), agora vou contar um pouquinho da minha experiência nessa área em 2010.


No inicio do ano de 2010, grupo5, recebi uma criança com DV... percebi tanto em mim quanto nele a insegurança. Era tudo novo! Tanto para mim, quanto pra ele. Ele veio de uma outra escola, então pense como estava a cabecinha dele.


Ele não me aceitava, não ouvia meus comandos, não queria fazer as atividades (abrindo espaço para falar das atividades: esudei para adaptar as suas atividades e não sair do contexto da turma.), jogava cadeiras no chão, "pirraçava' os colegas, foi horrível para mim e também para ele. E sem falar nos seus gritos que me deixavam com uma grande dor de cabeça.


Chegou um dia que não aguentei e chorei. Chorei muito! Pensei em desistir pois aquela situação não estava bom para mim e talvez eu não fosse tão boa professora quanto muitos acreditavam.


Mas, antes de findar o primeiro semestre ele melhorou e eu também. Ambos aprendemos juntos e foi uma experiência única. Aprendi o Braille, tive noções de orientação e mobilidade e vivenciei tudo na prática no curso do CAP em minha cidade (falarei em breve sobre o curso: como foi, o que aprendi, etc.


Quando na primeira reunião de pais, perguntei mãe da criança, quais os pontos que deveriam serem melhorados e quais ela estava satisfeita. Sua resposta:


"Ele fez tudo isso aqui (referindo-se as atividades)? Porque na outra escola ele não fez nem a metade e lá não eram adaptadas!"


Eu quero dizer, que a maioria das atividades adaptei, sendo que as que não foram adaptadas foram realizadas oralmente com a criança. Destacarei no próximo momento com mais descrição sobre esse assunto.


Ele é super engraçado, chegava na escola cantando:"Sinhá moça!" e todos da escola já sabiam da sua chegada.


Aguardem mais, pois meu computador está ruim demais para continuar escrevendo.




Abraços fraternos!






Feliz 2011!!!


"Todo conhecimento começa com um sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos par que sonhemos juntos."
Rubem Alves