Aprender, estudar, construir o conhecimento exige esforço, dedicação, trabalho. O conquistar algo pelo esforço próprio, trabalho e dedicação também é prazeroso! A nossa tarefa, como pais e professores, é dar significado para a criança, tornando prazeroso o que é visto como desprazer”.

(Prof. Samuel R. Lago)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Objetos concretos



Bom... aqui vou escrever um pouco sobre a utilização de OBJETOS CONCRETOS no aprendizado de qualquer criança tendo alguma deficiência ou não.



Trabalhar com objetos concretos facilita muito a aquisição no processo do aprendizado da criança, pois, ela consegue visualizar e perceber as resoluções que na maioria das vezes ficam abstratas e longe do seu alcance.



Principalmente com uma criança com Deficiência Visual (DV), que precisa tocar, manipular e conhecer o que se pretende no futuro. Pois, se sabe que para uma criança com DV o processo é bastante minucioso quando se pretente conseguir algum sucesso no aprendizado da mesma.



Ex. Ao trabalhar contagem, primeiro apresentei tampinhas em seguida expliquei para a criança o que eu pretenia com as tampinhas (soma) para que em seguida ela conseguisse realizar a contagem. E por esse caminho obtive sucesso no momento da parte escrita, ou seja, da parte em que ela registraria através de objetos o que eu queria na atividade.



E para a criança sem deficiência, também ajuda pois a criança passa a assimilar o problema através dos objetos concretos.



Comecem...




Ousem...




E façam a diferença!

Nenhum comentário: